Técnico de Nível Médio em Orientação Comunitária. Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social. Área profissional: Lazer e desenvolvimento social. Carga-horária: 800 horas. Certificação intermediária: Agente de Projetos Sociais. Agente de Proteção Social Básica. CBO Principal: 5153-05 – Educador social. Arte educador. Educador de rua. Instrutor educacional. Orientador sócio educativo. CBO Associado: 5153-10 – Agente de ação social. 5153-25 – Socioeducador.
Perfil profissional: Trabalhar com a comunidade. Registrar e arquivar documentos. Operar de sistemas computacionais. Elaborar projetos sociais e de captação de recursos. Identificar grupos de risco social. Articular ações comunitárias.
Competências: Coordenar campanhas sociais. Compreender a legislação social. Conhecer os estatutos da criança e adolescente, dos idosos, das pessoas com necessidades especiais, entre outros. Possuir senso crítico, criativo e ético. Planejar, divulgar, executar e avaliar ações culturais de caráter educativo. Ter formação humanística e visão global da realidade política, social e econômica da sociedade. Atuar buscando inovações contribuindo para o desenvolvimento pessoal e para a organização/entidade onde atua. Identificar e incorporar métodos, técnicas e tecnologias às suas ações e responder às situações cotidianas e inesperadas com flexibilidade e criatividade. Atuar com responsabilidade, ética, sustentabilidade ambiental, preservação da saúde e do desenvolvimento social.
O curso é destinado para pessoas que já concluíram o Ensino Médio ou para aqueles que ainda estão cursando o Ensino Médio, em qualquer um dos 3 anos. Válido também para quem faz o EJA de Segundo Grau.