Cresce a procura por cursos de EAD

Com a vida agitada e a correria do dia a dia está cada vez mais difícil se programar para fazer um curso, especialização ou mesmo começar a faculdade. Além do tempo, o dinheiro também é um fator que vem pesando na decisão. Por esses motivos que as pessoas, cada vez mais, vêm aderindo ao ensino a distância.

Segundo informações da Associação Brasileira de Ensino a Distância, a oferta para este tipo de cursos aumentou 57% nos últimos quatro anos. O INEP divulgou uma pesquisa em que 1,5 milhão de alunos se inscreveram em instituições de EAD em 2016 e este número pode alcançar aproximadamente dois milhões de pessoas nos próximos meses. Com uma forte procura, ficou clara a necessidade de criar cursos on-line para diversas disciplinas e graduações.

O mercado desta modalidade de ensino está em franca expansão, mas ainda existem algumas dúvidas sobre sua eficácia, principalmente em se tratando das aulas on-line e do material utilizado ao longo do curso. Para fidelizar e tranquilizar os alunos é importante trabalhar com uma plataforma EAD de qualidade que vai proporcionar aos usuários funcionalidades de forma fácil e intuitiva.

O que uma boa plataforma EAD pode oferecer?

A plataforma deve ser de fácil uso para os alunos, mas também não pode ser complexo para quem está montando o curso. Ela deve oferecer todos os recursos para deixar o ambiente virtual confortável e acessível, sem que o usuário tenha dificuldades para entender como manusear o sistema, afinal de contas, o estudante deve se preocupar exclusivamente com o conteúdo a ser aprendido.

Os mentores das aulas, por sua vez, também precisam de um sistema intuitivo para fornecer o material necessário em forma de conteúdo para os alunos ao mesmo tempo em que administram outras funções como vendas e cadastro. Outros recursos incluem:

  • Registro de alunos
  • Página de divulgação
  • Conteúdo SCORM (padrão de criação de aulas)
  • Gamificação
  • Transmissão para Webinar
  • Arquivos de vídeos em Full HD

O vídeo é um grande aliado no EAD

Cada vez mais os conteúdos em vídeo são acessados na internet. Essa tendência dos usuários vem chamando a atenção dos produtores de conteúdo digital. Para a área do ensino a distância, a prática é ideal para reproduzir o ambiente de sala de aula, servindo para orientar e motivar o estudante.

Para empresas que necessitam captar clientes, o webinar é uma excelente opção para ter um contato mais pessoal com o público e gerar interesse para o seu assunto. O webinar funciona como uma espécie de conferência digital, onde somente o locutor pode se expressar. A ideia também serve para divulgar conteúdo personalizado para os alunos.

O melhor custo-benefício

plataforma EAD é uma excelente escolha, tanto para o desenvolvedor quanto para o aluno ou público impactado. Os cursos disponíveis on-line conseguem oferecer um preço mais barato porque utilizam recursos virtuais, que não demandam estrutura física ou de pessoal. Para os alunos que desejam investir neste modelo de ensino, o valor baixo e flexibilidade no horário são fatores determinantes para a pessoa decidir obter um novo aprendizado. E sabemos que a qualificação profissional é imprescindível para conquistar um bom emprego.

Cuidados para fazer o seu curso on-line

Apesar de fornecer todas as ferramentas e soluções para você montar o seu curso de EAD, é necessário analisar alguns pontos. Assim como todo negócio, mesmo pela internet, uma parte do sucesso está em fazer um bom planejamento. Estudar o mercado e traçar metas são princípios básicos. Separamos outras dicas para você obter êxito no seu investimento:

  • Tenha conhecimento da disciplina a ser transmitida
  • Estude seus concorrentes
  • Analise seu público-alvo
  • Produza conteúdo de qualidade. Está é a principal atividade para o sucesso e longevidade do seu negócio
  • Divulgue bastante o seu curso (utilize as ferramentas da própria plataforma, como o webinar)